quarta-feira, 28 de fevereiro de 2007

AAAS Libera Novos Pronunciamentos sobre o Clima

O seguinte pronunciamento sobre a mudança climatica global foi liberado durante a Reunião Anual da Associação Americana para o Avanço da Ciência (AAAS) em São Francisco, Estados Unidos. O pronunciamento foi aprovado no dia 9 de dezembro de 2006.

A evidência científica é clara: a mudança climática global causada por atividades humanas está ocorrendo agora, sendo uma crescente ameaça à sociedade. Dados acumulados através do mundo revelam a ampla gama de efeitos: o rápido descongelamento de picos nevados, a desestabilização de grandes placas de gelo, aumentos de eventos extremos, elevação do nível do mar, alterações no espectro de espécies, e mais. A velocidade da mudança e a evidência de destruição têm aumentado marcadamente ao longo dos últimos cinco anos. O tempo para controlar as emissões de gases de efeito estufa é agora.

A concentração atmosférica de dióxido de carbono, um crítico gás de efeito estufa, é maior do que tem sido nos 650 mil anos, no mínimo. A média da temperatura da Terra é direcionada para níveis jamais sentidos por milhões de anos. As previsões científicas dos impactos do aumento da concentração de gases de efeito estufa derivados de combustíveis fósseis e desflorestamento coincidem com as mudanças observadas. Conforme esperado, a intensificação de secas, ondas de calor, inundações, incêndios florestais, e tempestades severas está ocorrendo, com um crescente ônus sobre os ecossistemas vulneráveis e as sociedades. Esses eventos são sinais de aviso preliminares da vinda de destruições ainda mais devastadoras, algumas das quais serão irreversíveis.

O atraso na ação voltada à mudança climática aumentará as consequências ambientais e sociais bem como os custos. Quanto mais tempo esperamos para lidar com a mudança climática, mais difícil e cara será a tarefa.

A Hitória fornece muitos exemplos da sociedade confrontando graves ameaças pela mobilização do conhecimento e promovendo a inovação. Precisamos de esforços agressivos em pesquisas e desenvolvimento para transformar os exitstentes e os futuros sistemas de energia do mundo longe de tecnologias que emitam gases de efeito estufa. O desenvolvimento de tecnologias de energia limpa deverá promover o surgimento de oportunidades econômicas e assegurará o suprimento de energia no futuro.

Junto com uma rápida redução das emissões de gases de efeito estufa, será essencial que nós desenvolvamos estratégias de adaptação para as mudanças já em curso e tornar as comunidades mais resilientes às que estão por vir.

A crescente torrente de informação apresenta uma mensagem clara: estamós já vivenciando uma mudança climática global. É tempo de reunir o desejo político para ações congruentes. É necessário o fortalecimento de lideranças. O tempo é agora. Devemos lançar o desafio. E nós devemos isso às futuras gerações.

As conclusões nesse pronunciamento refletem o consenso científico representado, por exemplo, pelo Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas e o pronunciamento do joint National Academies.

Para maiores informações, veja a página da AAAS Global Climate-Change Resource .

18 Fevereiro 2007

Nenhum comentário: