quarta-feira, 21 de fevereiro de 2007

Salve o Planeta e Ganhe 25 milhões de Dólares!

Por Juliane Fry, UC Berkeley

No dia 9 de fevereiro, o presidente do Grupo Virgin, Sir Richard Branson, anunciou um prêmio de US$ 25 milhões para quem demonstrar "a viabilidade comercial de algum projeto para retirada da atmosfera de gases de efeito estufa de origem antropogênica, de modo a contribuir materialmente para a estabilidade do clima da Terra". Na coletiva de imprensa que lançou o desafio, batizado de "Virgin Earth Challenge", Branson estava acompanhado de Al Gore, e o corpo de jurados da competição incluía outras celebridades das mudanças climáticas como James Hansen, James Lovelock, Tim Flannery, e Sir Crispin Tickell.

O objetivo da competição é encontrar um método que seja capaz de remover pelo menos 1 bilhão de toneladas de carbono por ano da atmosfera. Será muito interessante observar que idéias surgirão para varrer CO2 da atmosfera. US$ 25M devem suscitar alguma criatividade! (e naturalmente, uma vez implementado, proporcionar muito dinheiro na forma créditos de compensação de carbono). No ano passado, o barulho causado pela proposta de injeção de SO2 na estratosfera para formar uma camada refletiva de aerossóis de sulfato, de modo a neutralizar o aquecimento global, forçou muitos cientistas a tomar uma posição clara a respeito desta proposta controvertida e pouco compreendida. Durante os debates, uma matéria do New York Times (descrita aqui) discutiu várias alternativas de "geo-engenharia" para criar um mecanismo de resfriamento que mascarasse o aquecimento global. Pelo menos neste caso, não estamos procurando adicionar algo novo e incerto na atmosfera, mas ao contrário, retirar algo que foi adicionado.

fonte: RealClimate

Um comentário:

Francisco Cruz disse...

Primeiro, gostaria de saber se existe uma forma para montar o projeto a ser enviado, ou fica a critério de cada um, ou se existe algum site criado pela comissão para ser acessado pelos participantes ?

Segundo, para onde devemos enviar nosso projeto para salvar o planeta.

Terceiro, sendo um projeto que será enviado para uma comissão internacional, ele deve utilizar o inglês clássico ou comercial ?