segunda-feira, 12 de março de 2007

Dividindo o Bolo de Carbono Atmosférico

Em artigo publicado na Science de 9 de março de 2007, Wallace Broecker do Lamont-Doherty Earth Observatory de Nova York afirma que as políticas preconizadas no âmbito do Protocolo de Kyoto são incapazes de estabilizar os níveis de CO2 na atmosfera, e propõe uma abordagem diferente e criativa: dividir o “bolo de carbono” globalmente.

Para determinar o tamanho do bolo, é necessário definir um teto para o crescimento dos níveis de CO2, por exemplo, 560 ppm. Como a concentração atual é de 380 ppm, e dado que cada 4 bilhões de toneladas (Gt) de carbono emitidos geram um aumento de 1 ppm na concentração de CO2, o tamanho do bolo a ser dividido seria de 4 x (560-380) = 720 Gt de carbono.

Cada país teria direito a uma fatia do bolo proporcional à sua população. Assim, os países ricos teriam direito a um quinto do bolo, o que daria para aproximadamente 25 anos, mantidas as suas taxas atuais de emissão de gases de efeito estufa. Consequentemente, os paises industrializados seriam obrigados a reduzir fortemente suas emissões e/ou comprar fatias de bolo dos mais pobres.

Broecker admite que trata-se de um bolo de difícil digestão pelo mundo desenvolvido mas insiste que tal medida é necessária se quisermos estabilizar o clima do planeta.

Nenhum comentário: