sexta-feira, 16 de março de 2007

Inverno boreal foi o mais quente já visto, diz estudo

Deu em toda mídia mas convém destacar:

O inverno deste ano no hemisfério norte é o mais quente desde que as temperaturas começaram a ser medidas, em 1880, informou uma agência governamental americana.

A temperatura da superfície da Terra e dos oceanos, de dezembro de 2006 até fevereiro deste ano - período que representa o inverno na região -, foi 0,72ºC acima da média do século 20, segundo a Administração Oceânica e Atmosférica Nacional dos EUA (ou NOAA, na sigla em inglês).

Conforme a agência, o fenômeno climático El Niño, responsável pelo aquecimento de partes do Oceano Pacífico, contribuiu para o aumento das temperaturas.

"Os fatores que contribuíram foram uma tendência de longo prazo de temperaturas mais altas assim como um moderado El Niño no Pacífico", disse Jay Lawrimore, do Centro Nacional de Dados Climáticos da NOAA.

Especialistas prevêem que 2007 poderá ser o ano mais quente da história. De acordo com a NOAA, as temperaturas continuam aumentando em torno de um quinto de grau a cada década.

Fonte: BBC Brasil

2 comentários:

Anônimo disse...

Eu acho muito fácil pegar estes dados e divulgá-los sem maior reflexão. A afirmação que o inverno climático (não o o inverno como um todo) foi o mais quente já registrado partiu do NCDC do NOAA. O órgão considera para a temperatura global a temperatura dos continentes (land) e dos oceanos (sea). Pois bem, gostariam que me dissessem como eram medidas as temperaturas na Antártida há 90 anos e em todos os oceanos há 70 anos ? Quantas bóias e satélites existiam ao redor do planeta nas décadas de 30 e 40 que foram muito quentes. Como o NCDC pode atestar que no período de 100 os oceanos da Terra tiveram a segunda temperatura mais alta já registrada no período dezembro a fevereiro com um El Niño fraco ? O maior oceano da Terra é o Pacífico e em 1941 se encontrava extremamente aquecido (vejam os valores das regiões ENSO e da PDO). Quantas bóias e satélites existiam à época para medir a temperatura global ? Por que somente são registrados os recordes de calor, mas ignorados os de frio ? Por que não se menciona que houve mais de 100 daily records de mínima no EUA neste inverno. Que upstate New Yok teve recorde de acumulação de neve. Que Chicago teve um dos fevereiros mais frios e nivosos de sua história. Que a California enfrentou uma das piores ondas de frio de todos os tempo no estado que trouxe neve para as praias de Los Angeles (acredite) e prejuízos arrasadores de bilhões de dólares para a fruticultura devido ao congelamento. Por que se ignora que NEVOU na AUSTRALIA no dia de NATAL em pleno VERAO australiano. Só há um lado da história sendo contado e fatos importantes estao sendo sonegados do público. Repito a pergunta: como poderia se calculada a temperatura global na primeira metade do século XX, especialmente dos oceanos, sem satélites e estações de medição nos dois pólos. Alexandre.

Someone disse...

Caro anônimo, os blogueiros meteorologistas daqui não informam estes pequenos 'detalhes' porque não os interessam. 'Detalhes' estes que além de não fazerem parte da trama "Aquecimento Global" são extremamente embaraçosos aos que empunham a bandeira de tal embuste a nível global.